Getting Starded/pt

From RawPedia
Jump to: navigation, search

Bem Vindo

RawTherapee é um programa multiplataforma de processamento de imagem raw, lançado sob a Licença Pública Geral GNU Versão 3. Foi originalmente escrito por Gábor Horváth de Budapeste, e o desenvolvimento foi assumido em 2010 por uma equipe de pessoas ao redor do mundo. Em vez de ser um editor de gráficos de varredura como o Photoshop ou o GIMP ou um programa de gerenciamento de ativos digitais como o digiKam, ele é especificamente voltado para a pós-produção de fotos raw. E faz isso muito bem - no mínimo, o RawTherapee é um dos mais poderosos programas de processamento raw disponíveis.

Instalando o RawTherapee

Os usuários podem simplesmente baixar um instalador RawTherapee de http://rawtherapee.com/downloads ou do gerenciador de pacotes. No entanto, também é possível compilar você mesmo, se desejar ou precisar. A página principal RawPédia tem links para instruções sobre como fazer isso.

Muitas versões estão disponíveis para download, e este parágrafo tentará explicar a diferença entre elas para pessoas que não estão familiarizadas com o funcionamento de um sistema de versões de liberação contínua. Nós fazemos novas versões de "desenvolvimento" quase diariamente, e uma ou duas vezes por ano lançamos uma nova versão "estável", que é bem empacotada com todos os bugs importantes e conhecidos corrigidos. Quaisquer bugs encontrados na versão "estável" serão posteriormente corrigidos nas versões de desenvolvimento mais recentes, e estas serão acumuladas até a próxima versão "estável" vários meses depois, e assim por diante. Nestas versões de "desenvolvimento" também é onde melhoramos as ferramentas existentes e adicionamos novas ferramentas, embora seja necessário algum tempo para refiná-las e garantir que elas funcionem bem. Por um lado, as versões de "desenvolvimento" sempre têm o maior número de bugs corrigidos, mas, por outro lado, as novas ferramentas nessas versões podem ser brutas e não polidas e novos bugs aparecerão. Se você quiser experimentar novos recursos, obtenha a versão mais recente do "desenvolvimento" - aproveite todas as correções de bugs mais recentes e teste novas ferramentas e relate problemas e ideias para nós, com o custo de descobrir novos bugs . Para uso geral, recomendamos a versão mais recente "estável", que oferece uma experiência geralmente mais polida.

Iniciar RawTherapee

RawTherapee no Modo Guia do Editor Único - Guias Verticais, mostrando: 1- Seções principais: Navegador de Arquivo (atualmente aberto), Fila, Editor e Preferências. 2- Pańéis usados para navegar pelos arquivos e pastas. 3- Miniaturas da pasta atualmente aberta. 4- Filtros para limitar as miniaturas para somente aquelas que correspondem a algum metadado ou estado. 5- Zoom e informações de miniaturas. 6- Operações rápidas de imagem. 7- Sub-guias do Navegador de Arquivos: Filtro (atualmente aberto), Inspecionar (para ver uma pré-visualização JPEG integrada de tamanho cheio), Edição em Lote (para aplicar algumas configurações a todas aa imagens selecionadas) e Exportação Rápida (baixa qualidade e ignora algumas ferramentas, mas salvando rápido - não use isso para salvar normalmente!). 8- Clique com o botão direito do mouse no menu de contexto (normalmente usarás isto para aplicar algum perfil de processamento a todos os arquivos selecionados).

Na primeira vez que iniciares o RawTherapee, verás guia Navegador de Arquivo, e poderá estar vazia. Precisas apontar o RawTherapee para onde suas fotos raw estão armazenadas. Use o navegador da árvore de diretórios à esquerda da guia "Navegador de Arquivos" para navegar até o repositório de suas fotos raw e clique duas vezes na pasta para abri-la. Em seguida, clique duas vezes numa foto raw para começar a editá-la.

Edite sua primeira imagem

Depois de abrir uma foto raw para edição, notarás que a visualização não é a mesma que o JPEG fora da câmera. O artigo "Eek! Minha Foto Raw Photo Parece Deiferente do JPEG da Câmera" explica porque.

A Edição é feita na guia Editor de Imagem. É aqui que trabalhas com o RawTherapee para criar obras de arte impressionantes - ou talvez apenas aplique os primeiros socorros aos seus instantâneos.

guia Editor de Imagem.

Reserve um momento para olhar em volta desta guia principal do Editor. Observe que existem guias nessa guia - à direita da tela, na parte superior. Essas guias e os controles são a caixa de ferramentas. Provavelmente tens a primeira guia aberta e, se passares o mouse sobre ela, verás que é chamada de guia Exposição. Abaixo das abas estão as ferramentas que a aba escolhida contém - Exposição, Sombras/Realces, Mapeamento de Tom, etc. Se clicares num deles, ele se expandirá para que possas ver seu conteúdo. Clique novamente e ele entrará em colapso. Clique com o botão direito do mouse num e ele se expandirá, enquanto todos os outros entrarão em colapso - um atalho que economiza tempo. À esquerda da etiqueta de cada ferramenta há um botão de energia ExpanderEnabled.png que permite que ligues ou desligues, ou em alguns casos, em vez de um botão de energia, há um expansor triangular. Leia o seção Ferramentas dos Comentários Gerais Sobre Alguns Widgets da Caixa de Ferramentas artigo para uma explicação detalhada. Navegue pelas guias e painéis até ter dominado totalmente tudo o que está disponível.

Antes de começares a trabalhar numa imagem, aqui estão alguns conselhos importantes - Não entre em pânico! 'Você não corre o risco de destruir nenhuma de suas imagens premiadas se cometer um erro. RawTherapee tem alguns recursos que ajudam a proteger suas imagens:

  • RawTherapee faz edição não-destrutiva de seus arquivos raw. Isso significa que RawTherapee nunca alterará o seu arquivo raw. Todas as alterações são armazenadas em arquivos secundários. Podes descobrir mais sobre eles no artigo Arquivos Sidecar - Processamento de Perfis.
  • Ao usar o Editor de Imagem, você verá o painel à esquerdaHistórico. Este painel mostra uma pilha de histórico de todas as alterações feitas na sua imagem. Para voltar a qualquer etapa (inclusive quando a imagem foi carregada pela primeira vez), basta clicar na linha relevante no painel Histórico.
  • No painel Histórico, você verá um painel Instantâneos. Podes pular isso por enquanto, mas você achará útil quando ganhar experiência com RawTherapee. Este painel armazena o estado de todas as ferramentas como "instantâneo". Isso permite que facilmente, por exemplo, ajustes tua foto para um visual agradável e colorido e tire um instantâneo, em seguida, ajuste-a novamente num lindo visual em preto-e-branco e tire outro instantâneo e então compare os dois clicando em qualquer instantâneo. (Nota: O RawTherapee não salva instantâneos no arquivo PP3, mas fará isso no futuro. Se tiveres três snapshots que desejes reter, será necessário clicar neles e salvar um arquivo PP3 sempre com um nome exclusivo).
  • Como podes esperar, o Control-z irá desfazer a alteração anterior. (OK, não é ciência de foguetes, mas ainda é útil!)

Noções Básicas

  1. Comece clicando na Colour.png guia Cor e expandindo a ferramenta Balanço de Branco clicando com o botão direito nela. O RawTherapee iniciará com o balanço de branco usado pela sua câmera. A maioria dos ajustes de balanço de branco envolve mover os controles deslizantes Temperatura e Tonalidade ou usar File:Gtk-color-picker.png Selecionador Local de Balanço de Branco num caminho incolor (cinza neutro). Ajustar a gosto.
  2. Em seguida, corrija a exposição indo na guia Exposição Exposure.png, expandindo a ferramenta Exposição e ajustando-a a gosto. Por enquanto, basta usar os controles deslizantes Compensação de Exposição e Saturação.
  3. Se tua imagem tiver ruido, mude para a guia Detalhes Detail.png, zoom para 100% usando o botão File:Gtk-zoom-100.png ou usando a tecla de atalho de teclado "z", porque os efeitos das ferramentas nesta guia só são visíveis na visualização ampliada para 100% (e na imagem salva), e habilite a ferramenta Redução de Ruído clicando no botão de energia ExpanderEnabled.png deixando as configurações em seus valores padrão por enquanto. RawTherapee removeu automaticamente o ruído de cor (crominância). O ruído de luminância é removido manualmente, embora sais por hora, o ruído de luminância gerlamente empresta um visual agradável, granulado e semelhante a um filme. Como regra geral, ao usar a redução de ruído, não use nitidez. Diminua o zoom para ver a imagem inteira usando o botão Gtk-zoom-fit.png ou usando a tecla de atalho de teclado "f".
  4. Agora decidiste que queres consertar a geometria e composição de tua foto.
    • Primeiro faça o nível do horizonte, ou corrija as coisas que devem ser verticais, como lâmpadas de rua ou bordas de construções. Para fazer isso facilmente, pressione a tecla "s" no teclado (o mesmo que clicar no botão Straighten.png), e clique e arraste uma linha ao longo do horizonte ou ao longo da borda de um prédio sobre a visualização. Sua imagem irá girar de acordo e você será automaticamente levado para a guia TransformarTransform.png.
    • Para cortar a foto, pressione a tecla de atalho "c" no teclado (ou use o botão Crop.png) e clique e arraste um recorte sobre a visualização; você notará que a ferramenta Cortar fica automaticamente ativada. Não há necessidade de "aplicar" um corte - ele tem efeito no momento em que o desenhas. Podes querer definir Cortar "tipo de guia" para "nenhum" se for um problema.
    • Finalmente,podes querer diminuir a foto, porque quem quer enviar um JPEG de 10MB para sua rede social. Ativar oa feramentaRedimensionar e deixe-a nas configurações padrão. Observe que o efeito de redimensionamento é aplicado apenas à imagem salva, não à visualização.
  5. Tens tudo pronto, vamos salvar isso imediatamente. Clique no Gtk-save-large.png botão Salvar a Imagem Atual ou use o atalho de teclado Ctrl+s. Salve como um arquivo JPG, qualidade em "92", subamostragem em "balanceado". Estas são boas configurações completas. Escolha uma pasta onde desejas salvar, e após alguns segundos seu arquivo estará pronto na pasta que você selecionou. Se fechares o RawTherapee, as configurações usadas serão armazenadas num arquivo sidecar PP3 ao lado do arquivo raw, para que possas reabrir a foto raw no futuro e manter as configurações de ferramenta usadas.

Agora que fizestes o ajuste básico de fotos e estás familiarizado com as etapas, recapitule-as com detalhes mais avançados.

Avançado

Leia sobre cada ferramenta no RawPedia antes de usá-la, para obter uma compreensão do que ela faz. Os artigos explicam como as ferramentas funcionam no RawTherapee, enquanto os conceitos gerais não específicos do RawTherapee são deixados para o usuário encontrar na Wikipedia ou em outro lugar.

Não deixe de ver os Atalhos de Teclado.

A ordem das ferramentas dentro do encadeamento do motor do RawTherapee é codificada, então, desse ponto de vista, não importa quando habilitas ou desabilitas uma ferramenta. No entanto, algumas ferramentas podem ter um grande impacto em outras ferramentas, por ex. a alteração da exposição pode requerer que reajustes a tonalidade das cores, e algumas ferramentas podem requerer bastante energia da CPU para calcular a visualização, fazendo atualizações da visualização a partir de então, por isso, sugerimos que você se atenha a essa ordem geral de operações:

  1. Comece certificando-se de que o ambiente do RawTherapee está configurado corretamente, ou seja:
    • Certifique-se de que o RawTherapee esteja usando o perfil de cores do seu monitor se usares um fluxo de trabalho com gerenciamento de cores. Verificar Preferências> Gerenciamento de Cor. Também podes precisar carregar as curvas de calibração apropriadas na sua placa gráfica se tiveres criado o perfil de cores do monitor sobre elas, embora a maneira como fazes isso esteja fora do escopo do RawTherapee.
    • Certifique-se de que a ferramenta Gerenciamento de Cor esteja configurada corretamente. Normalmente, os padrões são os melhores. Leia os artigos Gerenciamento de Cor e Adicionar Gerenciamento de Cor. Se, em vez de usares a matriz de cores ou os perfis DCP ou ICC fornecidos com o RawTherapee, decidires usar um externo como, por exemplo, um DCP próprio ou da Adobe, carregue-o primeiro, caso contrário, talvez seja necessário reajustar algumas das ferramentas de cores. Sempre use um perfil de saída - na maioria dos casos, o padrão, RT_sRGB. Se achas que estás sendo inteligente selecionando "Sem Saída ICM: sRGB", estás enganado.
  2. Se quiseres usar uma imagem Campo Plano e/ou Quadro Escuro, faça isso agora, para evitar ajuste.
  3. Agora defina o correto Balanço de Branco. Podes corrigir a exposição primeiro se a imagem estiver muito escura (ou muito clara) para ver as alterações no balanço de branco.
  4. Primeiro. ajuste a Exposição, usando os controles deslizantes Compensação de Exposição e Preto para obter a imagem no estádio certo. Uma vez no estádio certo, continue usando as duas curvas de tom. Não deixe de ler a seção Curva de Tom no artigo de Exposição para saber porque existem duas e como usá-las melhor - elas são ferramentas muito poderosas!
  5. Na seção Noções Básicas acima, sugerimos que você use o controle deslizante Saturação (na ferramenta Exposição). Agora que aprendeste o básico e estás explorando técnicas mais avançadas, sugerimos que não uses mais o controle deslizante Saturação e, em vez disso, use o mais poderoso curva CC na ferramenta Ajustes L*a*b*, como um controle mais refinado.
  6. A ordem do resto fica confusa. Algumas ferramentas influenciarão inevitavelmente outras pessoas. Continue com a ferramenta Ajustes L*a*b* e depois o resto das ferramentas na guia Exposição.
  7. Então use a ferramenta Wavelet na guia Wavelet Wavelet.png.
  8. Em seguida, use as ferramentas na guia Cor Colour.png. A ferramenta Tonificação de Cor especificamente é muito sensível a alterações de exposição, então deixe-a por último.
  9. Em seguida, aplique zoom em 100% e use as ferramentas na guia Detalhes Detail.png. Geralmente, não use nitidez se estiver usando redução de ruído.
  10. Finalmente, reduza o zoom novamente e use as ferramentas na guia Transformar Transform.png. A razão pela qual ficaram para o final é que elas podem deixar a imagem parecer embaçada, porque para que a visualização seja responsiva, o RawTherapee usa aquela mesma imagem de visualização em baixa resolução que você vê - para mostrar o que as ferramentas fazem, e quandoê giras ou altera a geometria de uma imagem pequena, há uma suavização clara. Isso não é um problema quando se salva, a partir desse ponto, o RawTherapee faz seu processamento na imagem em tamanho cheio, que é lenta, mas de alta qualidade.
  11. Salvar, diretamente quando desejas salvar uma única foto ou via Fila em Lote quando desejas processar muitas fotos.

Podes editar metadados na guia Metadados Meta.png a qualquer momento. Para que as alterações feitas na guia Metadados entrem em vigor na imagem salva, certifique-se de que "Preferências> Processamento de Imagens> Copiar Exif/IPTC/XMP inalterado para o arquivo de saída" esteja desmarcado. Se estiver marcado, as alterações feitas na guia Metadados serão ignoradas na imagem salva.