8-bit and 16-bit/pt

From RawPedia
Jump to: navigation, search

"8 bits" quando se refere a formatos de imagem normalmente significa que o programa atribui 8 bits (oito "1" ou "0" valores, que juntos fazem um byte, capaz de representar um valor integral de 0 [00000000] até 255 [11111111]) para cada canal de cor do pixel, e cada pixel nos arquivos que o RawTherapee salva tem três canais de cor - vermelho, verde e azul.

A maioria das câmeras modernas com raw DSLR usa conversores analógico-digital para gravar os dados do sensor de 12 ou 14 bits. Isso significa que ao escolher um formato de saída de 8 bits por canal em sua câmera, como JPEG, se perde algumas informações. Não é tão simples quanto parece, câmeras registram dados linearmente (devido a limitações no design de hardware) enquanto JPEG, TIFF e PNG usam codificação gama nos seua dados, o que significa que eles distribuem mais valores no intervalo de sombra e menos nos realces que melhor combinam com a sensibilidade do olho. Isso significa que um JPEG de 8 bits pode exibir tanto quanto log2((1/2^8)^2.2) = 17.6 paradas de alcance dinâmico que excede de fato as 14 paradas das melhores câmeras atuais, o que explica por que às vezes podes ver o ruído de sombra de uma câmera num JPEG de 8 bits. No entanto, devido aos poucos valores nos realces, perdemos precisão em comparação com a câmera. Praticamente isso não é um problema quando o arquivo de saída é o definitivo e não será mais processado, no entanto, uma foto pode ser melhorada quando salva com dados raw e processada usando um programa de processamento raw, como o seu - RawTherapee.

Depois de ter processado uma foto no RawTherapee, és confrontado com a mesma escolha - para salvar a imagem com uma resolução de cor de 8 bits por canal, ou 16 bits por canal (apenas TIFF e PNG, não JPEG). Se planejas pós-processar tuas fotos após o RawTherapee num programa de edição de imagens de 16 bits, é melhor salvá-las num formato de 16 bits sem perdas. TIFF não compactado é sugerido como um formato intermediário, pois é rápido para salvar e armazenar todos os metadados (Exif, IPTC, XMP) do arquivo original (PNG geralmente descarta metadados!).

Há alguma confusão sobre a nomenclatura de arquivos de 8, 16, 24 e 32 bits. Aqui está um esclarecimento, mas fica confuso, então coloque seu chapéu de folha de estanho. Realmente não precisas ler isso para usar RawTherapee, é apenas conhecimento de fundo. Cada um dos canais vermelho, verde e azul armazenados em um arquivo JPEG, PNG ou TIFF é, na verdade, uma imagem incolor, mas ao combinar essas três imagens incolores, você obtém uma imagem colorida. É assim que funciona toda a representação digital de imagens - as imagens coloridas são sempre decompostas em seus componentes de uma forma ou de outra. Dos formatos de arquivo que o RawTherapee pode salvar em (JPG, PNG e TIFF), cada pixel contém informações para três canais de cores - vermelho, verde e azul. Dizemos "8 bits por canal" para deixar claro que esses 8 bits se aplicam apenas a um canal de cor. A razão é que podes encontrar referências a "imagens de 8 bits" e aqui fica confuso, porque a pessoa que escreveu isso pode estar se referindo a um formato em escala de cinza que armazena apenas um canal ou a um formato colorido que armazena três canais, com precisão de 8 bits cada. Outra notação para as mesmas imagens de "8 bits" que o RawTherapee salva é "24 bits". Woo, confuso. Ou é? Cada pixel é feito de 3 canais e cada canal armazena 8 bits de dados, então temos um total de 24 bits de dados por pixel. Fica pior. Programas de edição de imagem também podem armazenar um quarto canal, chamado "alfa". Para simplificar, alfa descreve o quão transparente é um pixel. Esses canais alfa também possuem uma "resolução de cor" de 8 bits. Arquivos PNG e TIFF podem manipular alfa, JPEG não. Se tens uma imagem de 8 bits por canal com um canal alfa, ela também pode ser descrita como uma imagem de 32 bits; R (8) + G (8) + B (8) + alfa (8) = 32. O problema final é que também podes ter uma imagem que atribua até 32 bits por canal de cor. Essas imagens podem ser descritas como imagens de "32 bits", bem como "imagens de 96 bits" (porque R (32) + G (32) + B (32) = 96). Todos os arquivos HDR reais são armazenados em formatos de imagem que atribuem pelo menos números de ponto flutuante de 16 bits para cada pixel por canal de cor, como o formato EXR, ou os de 32 bits, como o formato RGBE. Para resumir, uma imagem de "8 bits por canal" com três canais (RGB) também pode ser chamada de imagem "24 bits por pixel", e uma imagem "16 bits por canal" com três canais também pode ser chamada de Imagem "48 bits por pixel". Em ambos os casos, use o primeiro (a descrição completa do "x bit por canal", não diga apenas "x bit"!), Fica mais claro o que queres dizer.