Lab Adjustments/pt

From RawPedia
Jump to: navigation, search
The Lab color space.

Lab (também chamado CIELAB ou L*a*b) é um espaço de cores tridimensional projetado para aproximar a visão humana, em oposição ao espaço de cores RGB que modela a saída de dispositivos físicos em vez da percepção visual humana. Ele mantém o tom (também chamado de claridade ou valor) separado da cor, para que possas ajustar um sem alterar o outro.

  • O componente L aproxima-se da percepção humana de claridade.
  • O componente a define como é a cor verde/magenta.
  • O componente b define como é a cor amarelo/azul.


Claridade

Ao usar o controle deslizante Claridade na seção Lab, uma curva de tom é aplicada ao canal L do espaço de cores Lab. Assim como o controle deslizante de brilho na seção Exposição acima, o ponto preto e o ponto branco não se movem.

Contraste

O controle deslizante de contraste no Lab aumenta ou diminui o contraste da foto, novamente aplicado ao canal L. Em termos de desenvolvedor: este controle deslizante aplica uma curva de contraste centrada no nível médio de claridade. As tonalidades acima da média são elevadas (rebaixadas), enquanto as tonalidades abaixo da média são rebaixadas (elevadas).

Cromaticidade

O controle deslizante Cromaticidade de Lab aumenta ou diminui a cromaticidade da imagem, aplicando uma curva de contraste aos canais a e b do espaço Lab. Configurando este controle deslizante como -100 remove todas as cores, tornando a imagem em preto e branco. O melhor caminho para converter uma imagem para preto e branco é usando a ferramenta dedicada e poderosa Preto e Branco na guia Cor.

Tonificação P&B

A "Tonificação P&B" caixa de seleção foi descontinuada a partir da versão 4.0.12 e foi substituída pela ferramenta Preto e Branco localizada na guia Cor. Para compatibilidade com versões anteriores, ao abrir perfis de processamento em que "Tonificação P&B" foi usado, o controle deslizante Cromaticidade será automaticamente definido como -100, fornecendo o mesmo efeito.

Evite Mudança de Cor

Adapta as cores da imagem na gamut do espaço de cores de trabalho e aplica-se correção Munsell para manter a pureza da cor.

Restringir o LC para Vermelho e Tons de Pele

Quando ativado, restringe os efeitos da curva Claridade de acordo com Cromaticidade (LC), para que possas tornar a cor da pele mais clara (aumentando a claridade da cor da pele) sem afetar a roupa ou o plano de fundo do modelo.

Proteção Vermelho e Tons de Pele

Quando ativado, os efeitos do controle deslizante da Cromaticidade e da curva CC não serão aplicados às cores da pele, para que possas aumentar a cromaticidade de tua foto sem fazer com que a cor da pele pareça super saturada.

Curvas

Ajustes Lab fornece uma riqueza de curvas para alterar a aparência da imagem. Abaixo estão as explicações ilustradas de cada curva.

Curva L

A curva L foi usada para melhorar a claridade sem causar alterações na cor.

A curva L permite controlar a claridade de saída com base na claridade de entrada, L=f(L). O histograma na curva L reflete a claridade antes dos ajustes Lab. Esta curva permite que controles a claridade sem afetar a cor.

Uma curva em forma de S aplicada ao canal L aumenta o contraste da imagem. Ao mesmo tempo, isto leva a uma aparência perceptivamente dessaturada. Ajustes da cromaticidade podem ser usados para compensar este efeito.

Curvas "a" e "b"

As curvas "a" e "b" permitem controlar os canais de saída "a" e "b" baseado nos canais de entrada "a" e "b" respectivamente,, a=f(a) e b=f(b).

Conforme indicado pelas barras coloridas, a curva "a" permite alternar as cores entre verde e magenta, e a curva "b" para alternar entre azul e amarelo. Isto pode ser usado para aplicar efeitos de tonalidade de cores.

Tonificação de Cor em Preto e Branco

A tonificação de cor de uma imagem em preto-e-branco pode ser feita usando um de dois métodos: o método recomendado e mais intuitivo é a ferramenta Tonificação de Cor junto com a ferramenta Preto e Branco. O outro método, menos poderoso, é usar as curvas a* e b* da ferramenta Ajustes L*a*b* quando a imagem é desaturada. A razão pela qual ainda descrevemos como fazer isso sem usar as ferramentas Preto e Branco e Tonificação de Cor é que estas ferramentas são adições relativamente novas ao RawTherapee, e talvez estejas usando uma versão mais antiga que não possui estas ferramentas, ou então estejas curioso sobre quais são suas opções.

Leia sobre tonificação de cor de uma imagem em preto e branco da maneira recomendada na página da ferramenta Tonificação de Cor; esta seção descreve como fazer isso usando as curvas a* e b*.

Primeiro precisas transformar a imagem em preto e branco. Faça isto usando qualquer um dos métodos disponíveis: usando a ferramenta Preto e Branco ou diminuindo a saturação na ferramenta Exposição, ou diminuindo a cromaticidade na ferramenta Ajustes L*a*b*. Cada ferramenta levará a um efeito diferente, pois elas funcionam de maneiras diferentes e em diferentes espaços de cor. É só uma questão de gosto. Quando a imagem é reduzida para a escala de cinza, podes dar um tom à imagem usando as curvas a* e b*. Para copiar apenas a tonificação de cor de uma imagem para outra, copie o perfil de processamento atual para a área de transferência Gtk-copy.png, em seguida, cole-o parcialmente ou clicando com o botão direito do mouse numa foto no Navegador de Arquivo e selecionando "Operações de Perfil de Processamento > Colar parcial", ou da guia Editor de Imagem por Ctrl+clicando em "Colar o perfil da área de transferência" Gtk-paste.png para colar apenas a seção Ajustes L*a*b* do perfil. Observe que outros ajustes nas seções Ajustes L*a*b* também serão colados. Como alternativa, as curvas a* e b* podem ser copiadas e coladas individualmente. Esse é outro motivo para usar o método recomendado, porque é mais fácil, mais preciso, copiar e colar das ferramentas Tonificação de Cor e Preto e Branco.

Curva LH

A curva LH foi usada para alterar a claridade das cores escolhidas.

A curva LH (claridade de acordo com matiz) permite modificar a claridade com base no matiz. Para clarear as cores do matiz específico, mova o ponto desejado na curva LH para cima e para escurecer para baixo.

Curva CH

A curva CH foi usada para dessaturar todas as cores, exceto tons de vermelho.

A curva CH (cromaticidade de acordo com matiz) permite controlar a cromaticidade da saída baseada no matiz de entrada, C=f(H). Usando-a podes facilmente impulsionar ou abafar somente um intervalo selecionado de cores.

Curva HH

A curva HH foi usada para alterar o matiz de tons ou vermelho nos tons de roxo.

A curva HH (matiz de acordo com matiz) permite alterar o matiz para um matiz especificado. Por exemplo, pode-se mudar os vermelhos para ficarem mais alaranjados movendo o ponto vermelho para cima até que a linha horizontal grossa que aparece quando o ponto está sendo arrastado se torne a cor que desejas. O RawTherapee possui duas curvas HH, uma nas ferramentas Lab na guia Expoição e uma na ferramenta HSV na guia Cor. A curva de HH nas ferramentas Lab tem um alcance mais restrito comparado com a curva HH no equalizador HSV, para permitir ajustes mais finos. O intervalo está entre a cor anterior e a seguinte, por exemplo, verde pode ser alterado dentro do intervalo de amarelo e azul (como podes ver na curva na imagem acima). Isto é útil, por exemplo, para afinar a aparência do tom da pele, removendo uma aparência esverdeada pálida, mudando os vermelhos e amarelos um pouco para magenta.

Curva CC

A curva CC (cromaticidade de acordo com cromaticidade) permite controlar a cromaticidade da saída baseada na cromaticidade da entrada, C=f(C). O histograma na curva CC reflete a cromaticidade antes do ajuste. Isto permite que ajustes separadamente a cromaticidade de pixels de baixa e alta saturação, para que possas impkusionar a saturação onde necessário, sem causar zonas saturadas para cortar.

Podes usar o botão Mostrar/Ocultar histograma de cromaticidade HistChro.png além do histograma para ajudá-lo a ver os efeitos dos seus ajustes da curva CC no histograma e para ajudá-lo a encontrar o valor máximo antes de começares a recortar as cores.

As capturas de tela mostram como o histograma de cromaticidade se parece com a imagem intocada e o que acontece quando aumentas demais a cromaticidade (podes fazer isto usando o controle deslizante Cromaticidade ou, como na captura de tela, deslizando o ponto superior direito da curva CC para a esquerda. Segurar a tecla Shift enquanto deslizas o ponto irá ajudá-lo a manter o ponto no topo).

Para encontrar o máximo impulso de cromaticidade que podes aplicar sem causar picos desagradáveis, que aparecerão como repentinas regiões planas de cor na imagem, semelhante à posterização, tudo o que precisas fazer é clicar em Mostrar/Ocultar histograma de cromaticidade se não tiver feito isso e, em seguida, lentamente, impulsione a cromaticidade até perceberes que o histograma começa a cravar. A curva não precisa ser linear, claro.

Curva LC

A curva LC (claridade de acordo com cromaticidade) permite controlar a claridade de saída baseada na cromaticidade de entrada, L=f(C). Podes usá-la em retratos para clarear o tom da pele

A ação da curva LC é modulada pela caixa de seleção Restringir LC para vermelho e tons de pele . Assim, a curva LC fornece um controle de imagem complexo, alterando a claridade baseada na cromaticidade da imagem e também visando um intervalo especificado de matizes. Com esta opção ativada, somente a claridade de tons vermelhos e de cor de pele são afetados, por exemplo, permitindo que faças a cor da pele mais justa e esconda rugas e manchas enquanto preserva a cor das roupas do modelo e do fundo. Quando está desativada, a curva LC atua em outras cores também.

A coloração da barra no eixo horizontal da curva LC muda para refletir quais cores a curva se aplica, conforme escolhido pelo estado da caixa de seleção Restringir LC para vermelho e tons de pele.

Curva CL

A curva CL (cromaticidade de acordo com claridade) permite controlar a cromaticidade da saída baseada na claridade da entrada, C = f (L). Ela permite que controles separadamente a cromaticidade das regiões da imagem com base em sua claridade, assim podes, por exemplo, diminuir a cromaticidade das sombras se elas tiverem ruidos ou para fins artísticos, ou aumentar a cromaticidade de tons escuros e médios sem afetar o brilho do céu.